A menina Zilah

De uma exótica fusão de descendências bantú, moçambicana e índia, e de uma linhagem de ialorixás e dervixes, nasceu Maria Zilah Machado, em 13 de abril de 1928, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Filha única de mãe lavadeira, viveu uma infância humilde na Ilhota, região próxima ao centro da cidade (reduto de negros e italianos até meados do séc.XX e onde hoje situa-se o Bairro Cidade Baixa) que, embora desfavorecida, agraciou-lhe com a herança de uma efervescência cultural ímpar, cujos reflexos se podem atestar pela quantidade de artistas e personalidades nacionalmente reconhecidas que dali despontaram.

Pois foi justamente pela mão de uma destas figuras notórias, na época apenas um jovem músico (compositor de marchinhas), que Zilah acabou dando seus primeiros passos na afirmação do talento para o canto: Lupicínio Rodrigues, que residia na casa vizinha e muitas vezes a tomava no colo, teria afirmado “Essa menina vai ser cantora... ela já chora afinado!", prevendo o futuro da pequena que, mais tarde, viria a tornar-se a sua mais devotada intérprete.

Naturalmente, aos três anos de idade, Zilah já entoava, com a devida graça carnavalesca, a "Marcha do Jacaré", que Lupicínio lhe havia ensinado.

Estímulos como esse e a tal profecia repetida pelo compositor eram rebatidos pela mãe de Zilah, cujo desejo maior era vê-la formar-se professora. Nesse intuito, não mediu esforços para que a filha tivesse uma boa formação, matriculando-a no bem conceituado Colégio Elementar Paula Soares; e, justo ali, Zilah também encontrou a oportunidade de iniciar-se musicalmente, integrando o coro orfeônico da escola. Ainda assim, suas preferências musicais giravam em torno do samba e da seresta, gêneros cultuados no território onde morava e que eram vistos pela sociedade como não recomendáveis às "mulheres direitas", menos ainda às mocinhas de sua idade!

Percebendo a inclinação espontânea e veemente de Zilah para a música popular, sua mãe, prudentemente, tratou de investir em aulas de canto lírico para a filha, então com apenas dez anos de idade.